home.social

#tersoftware — Public Fediverse posts

Live and recent posts from across the Fediverse tagged #tersoftware, aggregated by home.social.

  1. Terça-feira 19/05/2026 temos #TerSoftware 0094 sugestão de @perdido:

    * Apps para editar imagem e vídeo no celular

    Ta aí uma categoria sobre a qual conheço nada - ótima oportunidade pra conhecer novas ferramentas! Quais os indicados?

    Não esqueçam de usar a tag #TerSoftware pra gente poder seguir as sugestões.
    A lista quase completa dos softwares indicados está em tersoftware.instancia.org/

    cc @TagsBR @manualdousuario
    #marteSoftware #softwareTuesdays

    (Terça também é dia de #TerCinema!)

    @@
    meta:id=94,title=Edição de Imagem e Vídeo Mobile,date=20260519,by= @perdido

  2. É meio que um quebra cabeça que você vai adicionando as peças e só depois vai tentar encaixá-las… só que é como um xadrez de quatro ou mais dimensões: as peças podem se encaixar de várias formas e posições diferentes que inclusive podem se repetir.

    É como se fosse um twitter :twitterfire: ou Mastodon :mastodon: só seu…

    #tersoftware

  3. É meio que um quebra cabeça que você vai adicionando as peças e só depois vai tentar encaixá-las… só que é como um xadrez de quatro ou mais dimensões: as peças podem se encaixar de várias formas e posições diferentes que inclusive podem se repetir.

    É como se fosse um twitter :twitterfire: ou Mastodon :mastodon: só seu…

    #tersoftware

  4. É meio que um quebra cabeça que você vai adicionando as peças e só depois vai tentar encaixá-las… só que é como um xadrez de quatro ou mais dimensões: as peças podem se encaixar de várias formas e posições diferentes que inclusive podem se repetir.

    É como se fosse um twitter :twitterfire: ou Mastodon :mastodon: só seu…

    #tersoftware

  5. É meio que um quebra cabeça que você vai adicionando as peças e só depois vai tentar encaixá-las… só que é como um xadrez de quatro ou mais dimensões: as peças podem se encaixar de várias formas e posições diferentes que inclusive podem se repetir.

    É como se fosse um twitter :twitterfire: ou Mastodon :mastodon: só seu…

    #tersoftware

  6. Meu sonho é ter um aplicativo que aceite os fragmentos de anotações e que cada fragmento seja um objeto que possa ser referenciado depois.

    Exemplo: numa conversa casual, alguém indica um livro e você precisa anotar rapidamente. Mas e aí? Eu coloco num arquivo sobre o tema conversado, numa lista de livros a ler ou na lista de tarefas geral?

    Se eu só pudesse jogar o título lá e depois, quando a conversa prazerosa acabar, decidir se aquilo vira uma tarefa, se vai pra uma lista de livros a ler ou se vai pra uma lista sobre determinado assunto. Ou se vai pros três lugares…

    Porque ao mesmo tempo que ler esse livro é uma tarefa importante, eu também posso precisar encontrar o título dele quando estiver escrevendo um artigo sobre um assunto e precisar anexar a referência ao livro.

    #tersoftware

  7. Meu sonho é ter um aplicativo que aceite os fragmentos de anotações e que cada fragmento seja um objeto que possa ser referenciado depois.

    Exemplo: numa conversa casual, alguém indica um livro e você precisa anotar rapidamente. Mas e aí? Eu coloco num arquivo sobre o tema conversado, numa lista de livros a ler ou na lista de tarefas geral?

    Se eu só pudesse jogar o título lá e depois, quando a conversa prazerosa acabar, decidir se aquilo vira uma tarefa, se vai pra uma lista de livros a ler ou se vai pra uma lista sobre determinado assunto. Ou se vai pros três lugares…

    Porque ao mesmo tempo que ler esse livro é uma tarefa importante, eu também posso precisar encontrar o título dele quando estiver escrevendo um artigo sobre um assunto e precisar anexar a referência ao livro.

    #tersoftware

  8. Meu sonho é ter um aplicativo que aceite os fragmentos de anotações e que cada fragmento seja um objeto que possa ser referenciado depois.

    Exemplo: numa conversa casual, alguém indica um livro e você precisa anotar rapidamente. Mas e aí? Eu coloco num arquivo sobre o tema conversado, numa lista de livros a ler ou na lista de tarefas geral?

    Se eu só pudesse jogar o título lá e depois, quando a conversa prazerosa acabar, decidir se aquilo vira uma tarefa, se vai pra uma lista de livros a ler ou se vai pra uma lista sobre determinado assunto. Ou se vai pros três lugares…

    Porque ao mesmo tempo que ler esse livro é uma tarefa importante, eu também posso precisar encontrar o título dele quando estiver escrevendo um artigo sobre um assunto e precisar anexar a referência ao livro.

    #tersoftware

  9. Meu sonho é ter um aplicativo que aceite os fragmentos de anotações e que cada fragmento seja um objeto que possa ser referenciado depois.

    Exemplo: numa conversa casual, alguém indica um livro e você precisa anotar rapidamente. Mas e aí? Eu coloco num arquivo sobre o tema conversado, numa lista de livros a ler ou na lista de tarefas geral?

    Se eu só pudesse jogar o título lá e depois, quando a conversa prazerosa acabar, decidir se aquilo vira uma tarefa, se vai pra uma lista de livros a ler ou se vai pra uma lista sobre determinado assunto. Ou se vai pros três lugares…

    Porque ao mesmo tempo que ler esse livro é uma tarefa importante, eu também posso precisar encontrar o título dele quando estiver escrevendo um artigo sobre um assunto e precisar anexar a referência ao livro.

    #tersoftware

  10. Uma coisa que me incomoda nos aplicativos de notas é que eles ainda estão muito atrelados ao formato arquivo ou página.

    O problema é que me cérebro não funciona em arquivos ou páginas… meu pensamento é fragmentado, ele nem sempre segue uma ordem específica.

    O modelo arquivo implica em definir título, mas o que eu preciso anotar nem sempre tem um título, ou tem um título enorme e o aplicativo vai truncar e substituir por "…".

    O modelo página não tem títulos, mas é tudo ou nada. Uma página com uma única frase me deixa ansioso… Alguns are tentam adotar o formato "grafo", mas ainda muito presos ao formato "arquivo".

    Continua…

    #tersoftware

  11. Uma coisa que me incomoda nos aplicativos de notas é que eles ainda estão muito atrelados ao formato arquivo ou página.

    O problema é que meu cérebro não funciona em arquivos ou páginas… meu pensamento é fragmentado, ele nem sempre segue uma ordem específica.

    O modelo arquivo implica em definir título, mas o que eu preciso anotar nem sempre tem um título, ou tem um título enorme e o aplicativo vai truncar e substituir por "…".

    O modelo página não tem títulos, mas é tudo ou nada. Uma página com uma única frase me deixa ansioso… Alguns até tentam adotar o formato "grafo", mas ainda muito presos ao formato "arquivo".

    Continua…

    #tersoftware

  12. Uma coisa que me incomoda nos aplicativos de notas é que eles ainda estão muito atrelados ao formato arquivo ou página.

    O problema é que meu cérebro não funciona em arquivos ou páginas… meu pensamento é fragmentado, ele nem sempre segue uma ordem específica.

    O modelo arquivo implica em definir título, mas o que eu preciso anotar nem sempre tem um título, ou tem um título enorme e o aplicativo vai truncar e substituir por "…".

    O modelo página não tem títulos, mas é tudo ou nada. Uma página com uma única frase me deixa ansioso… Alguns até tentam adotar o formato "grafo", mas ainda muito presos ao formato "arquivo".

    Continua…

    #tersoftware

  13. Uma coisa que me incomoda nos aplicativos de notas é que eles ainda estão muito atrelados ao formato arquivo ou página.

    O problema é que me cérebro não funciona em arquivos ou páginas… meu pensamento é fragmentado, ele nem sempre segue uma ordem específica.

    O modelo arquivo implica em definir título, mas o que eu preciso anotar nem sempre tem um título, ou tem um título enorme e o aplicativo vai truncar e substituir por "…".

    O modelo página não tem títulos, mas é tudo ou nada. Uma página com uma única frase me deixa ansioso… Alguns are tentam adotar o formato "grafo", mas ainda muito presos ao formato "arquivo".

    Continua…

    #tersoftware

  14. #tersoftware sobre anotações

    Eu já falei em outras oportunidades sobre #vimwiki e sobre #markor e ambos combados no #syncthing pra manter tudo entre devices

    Um que tenho usado pra compartilhar notas com algumas pessoas é o [privatebin] (https;://privatebin.net) é um pastebin mas com suporte a criptografia e instância publica.

  15. #tersoftware sobre anotações

    Eu já falei em outras oportunidades sobre #vimwiki e sobre #markor e ambos combados no #syncthing pra manter tudo entre devices

    Um que tenho usado pra compartilhar notas com algumas pessoas é o [privatebin] (https;://privatebin.net) é um pastebin mas com suporte a criptografia e instância publica.

  16. #tersoftware sobre anotações

    Eu já falei em outras oportunidades sobre #vimwiki e sobre #markor e ambos combados no #syncthing pra manter tudo entre devices

    Um que tenho usado pra compartilhar notas com algumas pessoas é o [privatebin] (https;://privatebin.net) é um pastebin mas com suporte a criptografia e instância publica.

  17. #tersoftware sobre anotações

    Eu já falei em outras oportunidades sobre #vimwiki e sobre #markor e ambos combados no #syncthing pra manter tudo entre devices

    Um que tenho usado pra compartilhar notas com algumas pessoas é o [privatebin] (https;://privatebin.net) é um pastebin mas com suporte a criptografia e instância publica.

  18. #tersoftware sobre anotações

    Eu já falei em outras oportunidades sobre #vimwiki e sobre #markor e ambos combados no #syncthing pra manter tudo entre devices

    Um que tenho usado pra compartilhar notas com algumas pessoas é o [privatebin] (https;://privatebin.net) é um pastebin mas com suporte a criptografia e instância publica.

  19. Meu #TerSoftware é o mais low-profile possível: a conversa solo “Anotações” do @signalapp Deixo fixada no topo, anoto alguma coisa ali e recupero no Signal Desktop.

    São sempre notas curtas porque escrever no celular é horrível, independentemente do aparelho, teclado virtual ou qualquer outro fator

  20. Meu #TerSoftware é o mais low-profile possível: a conversa solo “Anotações” do @signalapp Deixo fixada no topo, anoto alguma coisa ali e recupero no Signal Desktop.

    São sempre notas curtas porque escrever no celular é horrível, independentemente do aparelho, teclado virtual ou qualquer outro fator

  21. Meu #TerSoftware é o mais low-profile possível: a conversa solo “Anotações” do @signalapp Deixo fixada no topo, anoto alguma coisa ali e recupero no Signal Desktop.

    São sempre notas curtas porque escrever no celular é horrível, independentemente do aparelho, teclado virtual ou qualquer outro fator

  22. Meu #TerSoftware é o mais low-profile possível: a conversa solo “Anotações” do @signalapp Deixo fixada no topo, anoto alguma coisa ali e recupero no Signal Desktop.

    São sempre notas curtas porque escrever no celular é horrível, independentemente do aparelho, teclado virtual ou qualquer outro fator

  23. Meu #TerSoftware é o mais low-profile possível: a conversa solo “Anotações” do @signalapp Deixo fixada no topo, anoto alguma coisa ali e recupero no Signal Desktop.

    São sempre notas curtas porque escrever no celular é horrível, independentemente do aparelho, teclado virtual ou qualquer outro fator

  24. Pro #tersoftware dessa semana sobre aplicativos moveis de anotações e como fazer sync.

    Eu o Markor no Android para tirar notas

    f-droid.org/pt_BR/packages/net

    E pra sync eu uso o git, via Puppygit

    github.com/catpuppyapp/PuppyGit

  25. Pro #tersoftware dessa semana sobre aplicativos moveis de anotações e como fazer sync.

    Eu o Markor no Android para tirar notas

    f-droid.org/pt_BR/packages/net

    E pra sync eu uso o git, via Puppygit

    github.com/catpuppyapp/PuppyGit

  26. Pro #tersoftware dessa semana sobre aplicativos moveis de anotações e como fazer sync.

    Eu o Markor no Android para tirar notas

    f-droid.org/pt_BR/packages/net

    E pra sync eu uso o git, via Puppygit

    github.com/catpuppyapp/PuppyGit

  27. Pro #tersoftware dessa semana sobre aplicativos moveis de anotações e como fazer sync.

    Eu o Markor no Android para tirar notas

    f-droid.org/pt_BR/packages/net

    E pra sync eu uso o git, via Puppygit

    github.com/catpuppyapp/PuppyGit

  28. Pro #tersoftware dessa semana sobre aplicativos moveis de anotações e como fazer sync.

    Eu o Markor no Android para tirar notas

    f-droid.org/pt_BR/packages/net

    E pra sync eu uso o git, via Puppygit

    github.com/catpuppyapp/PuppyGit

  29. RE: instancia.org/@usuario/1165613

    #TerSoftware apps de anotações para celular

    Hoje uso o Obsidian no Android, com o plugin Remotely Save para sincronizar com um servidor WebDAV. (No computador, uso o rclone para sincronizar, e uso tanto o Obsidian quanto editores de texto como Helix para ler e editar.)

    Valorizo os arquivos em formato markdown, que incluo no backup do meu computador. Quase não uso os recursos do Obsidian, e acho o aplicativo meio lento de abrir, tanto no celular quanto no computador.

  30. RE: instancia.org/@usuario/1165613

    #TerSoftware apps de anotações para celular

    Hoje uso o Obsidian no Android, com o plugin Remotely Save para sincronizar com um servidor WebDAV. (No computador, uso o rclone para sincronizar, e uso tanto o Obsidian quanto editores de texto como Helix para ler e editar.)

    Valorizo os arquivos em formato markdown, que incluo no backup do meu computador. Quase não uso os recursos do Obsidian, e acho o aplicativo meio lento de abrir, tanto no celular quanto no computador.

  31. RE: instancia.org/@usuario/1165613

    #TerSoftware apps de anotações para celular

    Hoje uso o Obsidian no Android, com o plugin Remotely Save para sincronizar com um servidor WebDAV. (No computador, uso o rclone para sincronizar, e uso tanto o Obsidian quanto editores de texto como Helix para ler e editar.)

    Valorizo os arquivos em formato markdown, que incluo no backup do meu computador. Quase não uso os recursos do Obsidian, e acho o aplicativo meio lento de abrir, tanto no celular quanto no computador.

  32. RE: instancia.org/@usuario/1165613

    #TerSoftware apps de anotações para celular

    Hoje uso o Obsidian no Android, com o plugin Remotely Save para sincronizar com um servidor WebDAV. (No computador, uso o rclone para sincronizar, e uso tanto o Obsidian quanto editores de texto como Helix para ler e editar.)

    Valorizo os arquivos em formato markdown, que incluo no backup do meu computador. Quase não uso os recursos do Obsidian, e acho o aplicativo meio lento de abrir, tanto no celular quanto no computador.

  33. RE: instancia.org/@usuario/1165613

    #TerSoftware apps de anotações para celular

    Hoje uso o Obsidian no Android, com o plugin Remotely Save para sincronizar com um servidor WebDAV. (No computador, uso o rclone para sincronizar, e uso tanto o Obsidian quanto editores de texto como Helix para ler e editar.)

    Valorizo os arquivos em formato markdown, que incluo no backup do meu computador. Quase não uso os recursos do Obsidian, e acho o aplicativo meio lento de abrir, tanto no celular quanto no computador.

  34. Pro #tersoftware de notas para celular, vou dar uma resmungada bem prolixa aqui:

    Tou usando o Markor e abandonando o Obsidian aos poucos. Sincronizo a pastinha de notas com o PC via Syncthing, e tenho um servidorzinho grátis na OCI que me permite acessar essas notas via navegador em qualquer lugar também.

    Gosto do Markor porque percebi que o todo.txt é o "sistema" que eu mais obedeço, e realmente consigo concluir minhas tarefas de maneira legal.

    O único problema é a falta de notificações, pois algumas tarefas eu gostaria de ser relembrado em horários específicos. Essa funcionalidade eu ainda tou caçando. Até faço gambiarra com o Orgzly, mas é moroso.

    Ah, uso o Anytype pra fazer a lista de mercado e compartilhar com a esposa. Infelizmente pra outras coisas acho o Anytype engessado.

  35. Pro #tersoftware de notas para celular, vou dar uma resmungada bem prolixa aqui:

    Tou usando o Markor e abandonando o Obsidian aos poucos. Sincronizo a pastinha de notas com o PC via Syncthing, e tenho um servidorzinho grátis na OCI que me permite acessar essas notas via navegador em qualquer lugar também.

    Gosto do Markor porque percebi que o todo.txt é o "sistema" que eu mais obedeço, e realmente consigo concluir minhas tarefas de maneira legal.

    O único problema é a falta de notificações, pois algumas tarefas eu gostaria de ser relembrado em horários específicos. Essa funcionalidade eu ainda tou caçando. Até faço gambiarra com o Orgzly, mas é moroso.

    Ah, uso o Anytype pra fazer a lista de mercado e compartilhar com a esposa. Infelizmente pra outras coisas acho o Anytype engessado.

  36. Pro #tersoftware de notas para celular, vou dar uma resmungada bem prolixa aqui:

    Tou usando o Markor e abandonando o Obsidian aos poucos. Sincronizo a pastinha de notas com o PC via Syncthing, e tenho um servidorzinho grátis na OCI que me permite acessar essas notas via navegador em qualquer lugar também.

    Gosto do Markor porque percebi que o todo.txt é o "sistema" que eu mais obedeço, e realmente consigo concluir minhas tarefas de maneira legal.

    O único problema é a falta de notificações, pois algumas tarefas eu gostaria de ser relembrado em horários específicos. Essa funcionalidade eu ainda tou caçando. Até faço gambiarra com o Orgzly, mas é moroso.

    Ah, uso o Anytype pra fazer a lista de mercado e compartilhar com a esposa. Infelizmente pra outras coisas acho o Anytype engessado.

  37. Pro #tersoftware de notas para celular, vou dar uma resmungada bem prolixa aqui:

    Tou usando o Markor e abandonando o Obsidian aos poucos. Sincronizo a pastinha de notas com o PC via Syncthing, e tenho um servidorzinho grátis na OCI que me permite acessar essas notas via navegador em qualquer lugar também.

    Gosto do Markor porque percebi que o todo.txt é o "sistema" que eu mais obedeço, e realmente consigo concluir minhas tarefas de maneira legal.

    O único problema é a falta de notificações, pois algumas tarefas eu gostaria de ser relembrado em horários específicos. Essa funcionalidade eu ainda tou caçando. Até faço gambiarra com o Orgzly, mas é moroso.

    Ah, uso o Anytype pra fazer a lista de mercado e compartilhar com a esposa. Infelizmente pra outras coisas acho o Anytype engessado.

  38. #tersoftware

    O software de notas (o qual vai muito além disso) que utilizo no celular é o Joplin. Além disso ele sincroniza os dados com meus outros dispositivos (desktop e laptop).

    joplinapp.org/

  39. #tersoftware

    O software de notas (o qual vai muito além disso) que utilizo no celular é o Joplin. Além disso ele sincroniza os dados com meus outros dispositivos (desktop e laptop).

    joplinapp.org/

  40. #tersoftware

    O software de notas (o qual vai muito além disso) que utilizo no celular é o Joplin. Além disso ele sincroniza os dados com meus outros dispositivos (desktop e laptop).

    joplinapp.org/

  41. #tersoftware

    O software de notas (o qual vai muito além disso) que utilizo no celular é o Joplin. Além disso ele sincroniza os dados com meus outros dispositivos (desktop e laptop).

    joplinapp.org/

  42. #tersoftware

    O software de notas (o qual vai muito além disso) que utilizo no celular é o Joplin. Além disso ele sincroniza os dados com meus outros dispositivos (desktop e laptop).

    joplinapp.org/

  43. #tersoftware sobre notas no celular, e a minha resposta é a mesma de tantas outras funções: o @joplinapp.

  44. #tersoftware sobre notas no celular, e a minha resposta é a mesma de tantas outras funções: o @joplinapp.

  45. #tersoftware sobre notas no celular, e a minha resposta é a mesma de tantas outras funções: o @joplinapp.